domingo, 27 de abril de 2008

O Cabo Mondego

O Cabo Mondego, localiza-se na costa marítima portuguesa, na ponta ocidental da Serra da Boa Viagem, a uma latitude de 40º 11´ 3´´ N e a uma longitude de 08º 54´34´´W, a três quilómetros a norte da cidade da Figueira da Foz. Cortado a pique e com inúmeras falésias, tem cerca de quarenta metros de altura. Na sua região encontramos o Farol do Cabo Mondego, com quinze metros de altura, com fim a ajudar na navegação. Do ponto de vista geológico, é de grande valor científico a nível mundial. Por esta mesma razão foi classificado como Monumento Natural a 3, Outubro de 2007.
Passando pelas falésias do Cabo Mondego podemos observar os sedimentos de margas, calcários e arenitos, com abundância de fósseis de amonites, belemnites, braquiópodes e bivaldes, que se dispõem ao longo da costa desde a praia da Murtinheira, Jurássico Inferior e Médio, até à baía de Buarcos Jurássico Superior. Todo este componente faz com que o afloramento desta região seja considerado o maior afloramento do Jurássico da Europa.

Também são de referir as pegadas de dinossauros que ali permanecem, pegadas de Megalossauros, que iremos considerar mais à frente.

As litologias dominantes a região são essencialmente de natureza carbonatada. Verifica-se a predominância de vários grupos litológicos desde porosos a permeáveis, sendo os mais abundantes os pouco porosos e com reduzida permeabilidade.
A morfologia do Cabo Mondego, apesar de descaracterizada da sua forma inicial, revela um declive acentuado, facilitando a circulação das águas pluviais à superfície.

Assim sendo podemos resumir alguns dos factores já mencionados que caracterizam a importância do Cabo Mondego, a existência de um jazigo de carvão, boas condições para visualização da série contínua do Jurássico, Indústria cimenteira ali situada, entre outros.

Nenhum comentário: