sábado, 26 de abril de 2008

Estação um - Estrada para Quiaios

Nesta estação observámos Dunas e areias do quaternário com inclinação para Sul a aproximadamente 36º. Esta foi explorada durante muitos anos pela discordância diferente no ângulo da zona.
Pudemos verificar também a existência de calcários do mesozóico/cenozóico. Assim como Dunas primárias, secundárias, fósseis e terciárias (mais afastadas da vegetação).



A caixa de falha ali encontrada faz o contacto entre os calcários e as areias, que ao sofrerem compressão vão mover-se uns em relação aos outros, fragmentando-se em pequenas quantidades de material rochoso. Estas partículas atingem dimensões muito pequenas, dai a serem definidas como farinha de falha. Na zona mais superficial notamos a existência de areias mais recentes e por baixo calcários de idade mais antiga.
Esta zona também pode ser observada como uma discordância, pois os estratos mais antigos têm um ângulo de inclinação diferente dos estratos mais recentes (areias), que se encontram por cima.
Esta estação foi das mais curtas, também por maior dificuldade para as observações delineadas, nomeadamente a caixa de falha.

No entanto pude recorrer ao site: http://www.figueiraonline.com/ e encontrar uma imagem da falha que se encontra na estrada já referida (Quiaios):


“Esta falha inversa com eventual actividade quaternária limita o maciço, a Norte, e coloca em contacto terrenos margo-calcários do Liásico (Camadas de Coimbra) com areias eólicas quaternárias (Areias de Cantanhede).Terá contribuído para o levantamento do bloco meridião e determinado as formas escarpadas da “escarpa da Bandeira” e “escarpa da Murtinheira”. No sector ocidental da estrutura observa-se um pronunciado arqueamento, com a concavidade voltada para Sul.Esta falha inversa / cavalgante apresenta uma atitude média da ordem dos N75ºE, 72ºS.”

Nenhum comentário: