sábado, 26 de abril de 2008

Glossário

Amonites (Amonóides) – constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes surgido no período Devónico e que desapareceu na extinção K-T, no final do Cretácico, que também vitimou os dinossauros. As amonites eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas. Tinham dimensões muito variáveis, desde alguns centímetros a um metro de diâmetro. O animal vivia dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos Nautilus actuais.

Arenito – È uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha.
Os arenitos argilosos têm um cimento constituído por argilas. Os arenitos calcários distinguem-se pelo facto de o cimento, em geral, de carbonato de cálcio (calcite) fazer efervescência fácil com os ácidos. Se o cimento do arenito for dolomite (carbonato de cálcio e magnésio) a efervescência é menos nítida.

Belemnites – (Belemnoidea) eram animais carnívoros que possuíam um corpo suave ao redor de uma concha interna (rostrum). Eles viviam na água e eram muito semelhantes as lulas actuais.
Os belemnites surgiram no período
Carbonífero como resultado de um longo processo de evolução. Eram eficientes caçadores de peixes pequenos e outros animais marinhos de pequeno porte, os belemnites usavam os seus tentáculos para agarrar as presas, e então as comiam com as suas mandíbulas em forma de bico. Ao contrário da lula moderna, eles tinham ganchos no lugar de ventosas.

Bivalves – Estes organismos caracterizam-se pela presença de uma concha carbonatada formada por duas valvas. Esta concha protegem o corpo do molusco, entre elas há o pé muscular e os sifões inalantes e exalante para a entrada e saída da água, que traz oxigénio, depois absorvido por difusão directa pelas lâminas branquiais, assim como alimento e também aumenta o risco de intoxicações, pois este tipo de alimentação é comum em animais fixos representando um grande risco caso a ostra e/ou marisco entre em contacto com poluição. O grupo surgiu no Câmbrico e é actualmente muito diversificado, com cerca de 15,000 espécies. A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das guelras nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, a amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem. As ostras são também a origem das pérolas.

Braquiópodes – Brachiopoda (do latim brachion, braço + podos, pé) é um filo do reino Animalia. Os braquiópodes são animais solitários, exclusivamente marinhos e bentónicos. O corpo mole está incluso numa carapaça composta por duas valvas, à semelhança dos moluscos bivalves, no entanto os dois grupos são bastante distintos. A concha, de natureza fosfatada ou carbonatada, pode apresentar ornamentações diversas. O grupo é representado por cerca de 4.500 géneros, dos quais apenas 120 são viventes, a maioria dos géneros extintos são do Paleozóico.

Marga – È um tipo de calcário contendo 35 a 60% de argila. Pode ser empregada na olaria, na composição do cimento e na correcção do pH do solo. Muito usada para nivelação da Eira, onde o terreno é usado para tratamento dos molhos de cereais.
Regressão – Quando o mar se retira do continente, ocorre regressão marinha. Nestas condições os materiais mais grosseiros depositam-se sobre os mais finos. (sequência negativa).

Regressão – Quando o mar se retira do continente, ocorre regressão marinha. Nestas condições os materiais mais grosseiros depositam-se sobre os mais finos. (sequência negativa).

Transgressão – Quando o mar invade a Terra, a sedimentação ocorre por depósito dos grãos mais grosseiros (calhaus, eixos e areias grossas) na base, e dos grãos mais finos (areias finas, silte e argilas) no topo. (sequência positiva).

Nenhum comentário: