sábado, 26 de abril de 2008

Estação dois - Miradouro da Bandeira





- Miradouro

- Geomorfologia

- Antítese mar/floresta

_____________________________________

Na nossa última paragem, O Miradouro da Bandeira, pudemos observar a extensa linha de costa que marca a geomorfologia da Serra da Bandeira. O facto de estarmos em tão elevados montes ajuda-nos a valorizar mais o significado e importância, assim com também grandiosidade, da analise à geomorfologia, ao estudo de todos os componentes que intersectam uma evolução territorial a que estamos sujeitos.

Geomorfologia (geo = Terra; morphos = forma)

A geomorfologia é a ciência que estuda e interpreta as formas do relevo terrestre e os mecanismos responsáveis pela sua modelação.

As relações entre relevo e povoamento são inúmeras. A configuração do território é o resultado das interacções entre dinâmicas naturais e impacte antrópico, dando origem à paisagem. Os padrões de povoamento dependem do modelado e dos processos activos no território. A localização e a acessibilidade dos recursos naturais estão relacionadas com o relevo.







Estávamos localizados num dos extremos, pontos mais altos da Serra da Boa Viagem (extremo do monoclinal (anticlinal isolado)) com mais de 258 metros. Esta Serra localiza-se a Norte do rio Mondego. Neste local verifica-se a existência de uma falha com cerca de 6 a 7 quilómetros de comprimento e com a orientação E-W. Vimos que a Figueira da Foz das zonas de mais baixo rio, ocupadas pelo homem. Relativamente à litologia, e conforme descrito no roteiro em anexo, as litologias principais da Serra Da Boa Viagem são do Jurássico, ao qual se sobrepõem, em certos locais, sedimentos recentes. Observam-se pequenos afloramentos quartzíticos. Podemos também constatar junto ao rio que os calcários e as margas são as rochas que predominam nesta zona.




"aquele mar"

"Aquele mar
Meu confidente de horas idas
Tudo escutava e adivinhava
Do meu poeril e ingénuo ansaio
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
E a eternidade em tudo via
Humano sonho sempre esquecido
Na eterna voz que fala o Mar"

"Apelo da àrvore"


"Dou-te sombra
Abrigo Beleza
A utilidade no meu Lenho
RESPEITA-ME"

____________________________________________

Nenhum comentário: