domingo, 27 de abril de 2008

Estação três - Praia de Buarcos

- Enquadramento geológico

- Afloramentos

- Turismo
___________________________________





Na nossa terceira estação, Praia de Buarcos, tínhamos como plano de fundo a Figueira da Foz.

O enquadramento geológico da região

O nosso país está dividido em três grandes zonas geológicas, o chamado maciço central, que é basicamente a zona central e o norte do país. Nesta estação estávamos em pleno centro do país. A praia da Figueira da Foz, juntamente com todas as praias que se estendem até à zona de Sines e também uma parte do Algarve, situa-se na chamada Orla mesocenozoica lusitana (mesozóico + cenozóico). Nesta, as rochas que a formam são basicamente da idade intermédia.

Afloramentos

Nesta praia, assim como mencionado no roteiro adaptado e distribuído pelo professor (em anexo), afloram calcários, margas, arenitos, argilas (esverdeadas, acinzentadas) como podemos observar na figura 1, e uma duna mais ou menos consolidada, figura 2 (arenito, com conglomerados na base). As areias superficiais são areias recentes, muito embora em profundidade, encontraríamos calcários, margas.
As areias são altamente heterogenias, com predominância do quartzo, feldspato, conchas, mica branca (moscovite). Areias muito quartzíticas e siltícas. Figura 3.
Do ponto vista morfológico, encontramos dunas do quaternário.

Turismo

Apesar da primeira zona de preferência turística ter sido a costa do Estoril, passou agora, a nível de praias, a ser o Algarve, e também a praia da Figueira da Foz.


Calcarios(fig1); Dunas (fig2)


Areias da praia de Buarcos (fig3)

Mais adiante na mesma estação podemos observar efeitos tais como uma transgressão alternada com regressão; Efeito da maré sobre as rochas.

Transgressão como poderemos analisar no glossário que acompanha este relatório é notável quando temos grãos mais grossos na parte inferior e grãos mais finos na parte superior da rocha, a regressão será o oposto.


Grãos mais finos; Grãos mais grosseiros


Analisamos também nas rochas a marca deixada pelas marés, marcas estas que descrevem ondulações na forma da rocha.

Marcas da maré por acção das marés/vento sobre uma rocha (arenito)

Nenhum comentário: