sábado, 26 de abril de 2008

Estação Quatro - Instalações da Cimpor

- Pedra da Nau

- Algumas observações

- Pegadas de dinossauro
__________________________________________




_________________________________________


A Pedra da Nau

Nesta estação uma das imagens que contribuem para beleza da área é a Pedra da Nau:

Esta denomina-se “pedra da nau” pois assemelha-se a um barco encalhado. Sendo que por esta aspecto se tornou uma das paisagens características do local.
São aqui encontrados calcários margosos e margas com presença de fósseis tais como lamelibrânquios, braquiópodes e crinóides. A presença destes fósseis revela um ambiente marinho recifal.

Algumas observações:

Durante a descida à pequena praia, pudemos observar o aspecto bem definido de amonites:



Fizemos uma paragem para analisar a atitude (inclinação; Direcção) da camada (diáclases) cujos fenómenos de rifting obrigaram a que se elevasse. Os resultados foram os seguintes:

- Inclinação: 35/36º para Sul
- Direcção: NNE – SSW

Os calcários com fósseis estão muito visíveis nas zonas mais gastas da maré.

Derramámos algumas gotas de àcido sobre a rocha e verificámos a libertação de CO2:

Pegadas de dinossauro (Megalossauros)

Estas pegadas de sáurios carnívoros do género Megalossauros, surgem associadas a calcários micríticos, margosos de tom cinzento-escuro alternados com argilas lignitosas, sobrepostas por margas xistentas betuminosas e calcários compactos com fendas de dessecação.






O Megalossauros chegava a atingir 8 metros de comprimento, era carnívoro e existiu desde o Jurássico superior ao Cretácico, tendo-se extinguido no final deste período.
Instalações da Cimpor

Nessa estação não longe estivemos das instalações da cimenteira Cimpor. Nestas as matérias-primas (calcários, margas, etc.), após extracção nas pedreiras, são trituradas e passam por uma primeira fase de homogeneização. Aquelas matérias - primas, com a eventual adição de correctivos (areias, cinzas de pirite, calcários de alto teor, etc.), são simultaneamente secas e moídas até à obtenção de um pó muito fino (cru ou farinha), que é depois armazenado e homogeneizado. Prosseguindo-se com a moagem de carvão, Cozedura, Moagem de Cimento, e finalizado temos o produto que será depois ensilado, podendo ser vendido.

Pudemos analisar algumas das rochas utilizadas pela fábrica e nestas encontramos várias marcas de amonites:



A discordância:


O carvão observado:

Os níveis de carvão aqui presentes têm denominação de “lenhite”, tipo de carvão com elevado teor de carbono na sua constituição (65 a 75 %). De tom acastanhado. Encontra-se mais à superfície por ter sofrido menor pressão. É de fácil extracção e pouco dispendiosa. Em termos geológicos é um carvão recente. Trata-se do único tipo de carvão estritamente biológico e fóssil, formado por matéria orgânica vegetal.

Nenhum comentário: